H5N1

H5N1. O número da besta, o código do vírus. Duas letras e duas cifras som suficientes para nos meter medo. Decerto, é necessário fazer algumas pesquisas para entender de onde procede o nome, mas no fundo pouco importa. Os acrónimos acabam sempre por ser autorreferentes.

A verdadeira funçom de H5N1 é renovar o velho sintagma “gripe aviária” (ou “gripe aviar, ou “gripe das aves”), essa cousa que nos prometeram há dous anos e que, a força de nom se materializar, perdeu o seu carácter de coco medonho. “Gripe aviária” carece da precisom clínica do código, nom soa tam ameaçadora; a própria palavra “gripe” banaliza o asunto (a Conselharia de Meio Rural recuperou o clássico “influenza”, que alguns entenderám como mais uma excentricidade normativa), convertendo-a numa simples epidemia, nom uma pandemia nem uma epizootia, todo o mais um pretexto para nom ir à escola, afinal nada sério.

Mas quando o código do vírus alcança as capas dos jornais, permite com quatro caracteres resumir toda a gravidade do problema e fazer soar o alarme. Como sempre, a linguagem jornalística joga com termos técnicos para ganhar credibilidade, e “a primeira vítima do H5N1” soa muito melhor que “um pato morto de gripe aviária”. Uma vez pronunciada a palavra, nom nos resta mais que aguardar o desenvolvimento ineluctável do drama, tam anunciado que semelhará que chega com atraso.

E, como sempre, aparecerá gente que pronunciará o código com um ar entendido, aproveitando a autoridade mágica do termo para insinuar que nom comerám mais polo. Coren, prepara-te.

7 Comments

  1. Posted Março 7, 2006 at 11:08 am | Permalink

    xa estamos aquíii!!!

  2. Posted Março 7, 2006 at 11:15 am | Permalink

    genial! corresponde-che a duvidosa honra de desvirgar isto.

  3. Posted Março 7, 2006 at 11:40 am | Permalink

    glups! agora sintome fatal. aínda é moi noviño…

  4. Posted Março 7, 2006 at 12:09 pm | Permalink

    Bem-vindo (outra vez :))

  5. Posted Março 7, 2006 at 12:11 pm | Permalink

    que alegría lerte…😉

  6. Posted Março 7, 2006 at 12:19 pm | Permalink

    Grathanks a vós.

  7. Posted Março 8, 2006 at 7:21 pm | Permalink

    Que ben o vamos pasar! Canto imos aprender!


Publicar um Comentário

Required fields are marked *

*
*

%d bloggers like this: