O retorno da ex-hospedeira

Queen of the Sky
Um problema tam grave como a discriminaçom laboral das mulheres admite poucas frivolidades, mas nom me resisto a lembrar este casus famosus. A hospedeira de bordo Ellen Simonetti, aka a Raínha do Céu, tornou-se célebre em 2004 por publicar no seu blog estas fotos, em uniforme de trabalho e num aviom da sua companhia, infringindo os termos do seu contrato de trabalho. A empresa decidiu prescindir dos seus serviços, mas ela continuou actualizando o blog, agora chamado “O diário de uma hospedeira de bordo despedida”.

Mais de um ano depois do despedimento, a Ellen contra-ataca e recentemente publicou um comunicado de imprensa explicando que demandou a sua antiga empregadora, a companhia Delta Airlines. O advogado de Ellen explica que o conteúdo do blog da sua cliente é light comparado com o que publicam alguns dos actuais assalariados –masculinos– da empresa, evocando fotos “sexualmente sugestivas” de empregados homens, igualmente uniformados, e conclui: “o despedimento de Ellen Simonetti revela uma discriminaçom de género”.

Já agora, no blog da Ellen acabo de descobrir uma web muito interessante para as tripulações de voos comerciais: Love is in the Air. Como o seu nome indica, é um lugar para se conhecer, marcar citas, engatar e essas cousas.  Amores de altos voos, em todo o caso.

7 Comments

  1. Pati
    Posted Julho 4, 2006 at 10:50 am | Permalink

    Olá… pode parecer despropositado mas eu estou a escrever na esperança dde obter informações sobre a vida de uma hospedeira de bordo.
    Como são os horários. O que se faz concretamente. A formação que se tem de ter?? Como são as provas para concorrer, fisicas e não só.
    Quando há voos para outros paises e a hospedeira tem de ficar e esperar por outro avião são lhe pagas a estadia e alimentação daqueles dias??
    É que a informação que encontro é muito vaga e não há referencias a estas questões. Agora em relação á Ellen acho injusto terem-na despedido pelas fotos. Concordo que se faça justiça e desejo-lhe a maior sorte. Peço que me ajudem ou indiquem quem me pode ajudar. OBRIGADA!!

  2. Posted Julho 4, 2006 at 11:11 am | Permalink

    Olá, Pati:

    A verdade é que não faço a mais mínima ideia. Suponho que depende dos países e das companhias aéreas, pelo que deverias perguntar nas próprias companhias ou num sindicato. Como imagino que és portuguesa, posso oferecer-te estes dados que tirei de uma pesquisa no Google:

    ——————————–

    Para concorrer têm de esperar que abra concurso (vem sempre no jornal Expresso) e entregar o C.V. pessoalmente. No último concurso os requisitos foram:

    Requisitos mínimos:

    * Idade mínima de 20 anos e máxima de 26 anos;

    * Muito boa apresentação;

    * Mínimo 12.º Ano de Escolaridade (Reconhecido pelo Ministério da Educação);

    * Altura mínima 1,60m Senhoras e 1,70m Homens, altura máxima para ambos de 1,90m;
    Peso: O referido nos índices estabelecidos, conforme tabela IMC.

    * Bom domínio de Português, Inglês e Francês;

    * Excelentes condições de saúde (ausência de problemas respiratórios, cardíacos, auditivos e visuais).

    Requisitos preferênciais:

    * Experiência profissional aeronáutica reconhecida na função;

    * Conhecimentos de informática na óptica do utilizador;

    * Não fumador.

    (todos os requisitos podem ser sujeitos a alterações, mediante cada concurso, ex: idade)

    ——————————–

    Muita sorte nas provas! Love is in the air!

  3. fatima correia
    Posted Agosto 9, 2007 at 9:29 am | Permalink

    Sempre desejei ser hospedeira.

  4. rakel
    Posted Fevereiro 28, 2008 at 4:54 pm | Permalink

    Ola eu ainda sou jovem não sei se já es hospedeira mas tenho o mesmo sonho k tu. Eu gostva de saber quanto é que ganhas e o kue foi preciso para ser hospedeira a bordo manda-me essas informações para o meu email Rakelinha_19@hotmail.com

  5. Catarina
    Posted Outubro 31, 2008 at 11:33 pm | Permalink

    Olá! gostava de saber se para se ser hospedeira quantas linguas sa necessarias??

  6. Joana
    Posted Junho 18, 2009 at 11:57 am | Permalink

    Hello😀

    o meu nome é Joana, tenho 17 anos (29 de Maio) e tenho um grande sonho por realizar, que é ser COMISSÁRIA DE BORDO +.+)
    neste momento estou a acabar o meu 11º ano e tenciono conciliar a universidade (curso de turismo e hotelaria) com uma candidatura à TAP . . .

    será que me poderiam fornecer + informações ??
    (joana_rko@hotmail.com)

    OBRIGADA !!
    =D

  7. Jenilce semedo
    Posted Julho 9, 2009 at 6:13 pm | Permalink

    oá…sou aluna do 11º do técnico de turismo e o meu sonho sempre foi ser uma hospedeira…ajudem me a realizá-lo.
    o que é preciso para ser hospedeira?
    Aonde é que fazem as inscrições?


Publicar um Comentário

Required fields are marked *

*
*

